O falso feminismo

quarta-feira, 10 de maio de 2017






O feminismo não serve, propriamente, para ocupar os tempos mortos e desinteressantes da vida de algumas pessoas. Bem sei que este conceito surgiu numa altura em que não havia televisão ou internet e, isso pode levar algumas pessoas a pensar que, como as senhoras daquela época não tinham muito mais para se entreter, resolveram queimar soutiens e contestar um mundo de homens. E entendo, perfeitamente, que isso possa levar a que algumas pessoas que estão aborrecidas na vidinha delas, ou frustradas, ou sei lá o que leva as pessoas a contestar tudo e mais alguma coisa nas redes sociais e a criticar coisas que não têm a mais pequena lógica fiquem confusas e achem que aquilo do feminismo foi criado para passar os tempos mortos.

Isto porque, de manhã, a primeira coisa que me apareceu no feed de noticias do Facebook foi uma notícia sobre o novo alvo das “feministas”. O grande vilão, desta vez, foi o anúncio da Dove! Pelos vistos a Dove cometeu o flagelo de criar frascos de diversas formas, para celebrar os diversos tipos de corpos (mensagem recorrente na marca) mas, preparam-se que isto é deveras chocante, esqueceu-se de fazer frascos de diversas cores! Sim, porque a Dove cometeu a estupidez de fazer os frascos todos brancos, coisa que nem é característica da marca nem nada. E como já sabemos agradar as “feministas” é como tentar agradar a gregos e troianos, tenta-se passar uma mensagem positiva e, vem logo um bando de pessoas desocupadas arranjar problemas e maldade onde, simplesmente não há! Portanto a Dove passou automaticamente a ser racista! Sim, porque toda a gente sabe que se escolhe o gel de banho consoante o frasco representar ou não a nossa cor de pele.

Quero lá saber se o frasco é azul, branco, cor-de-rosa, amarelo ou às pintinhas, sinceramente também não quero saber se o frasco é alto ou baixo, gordo ou magro, com curvas ou sem curvas. A função dele é deixar-me limpa e cheirosa e pronto! Não é a porcaria de um gel de banho que vai lutar pelos meus direitos!

A Dove foi só o ultimo exemplo, tivemos o da Emma Watson, que foi alvo de ataques das “feministas” porque, pelos vistos, se defendes o feminismo (IGUALDADE de direitos, oportunidades, etc.) não podes fazer o que queres com o TEU corpo (tão mas tão lógico, certo?!)! E se perdesse mais 1 minuto a procurar não me iriam faltar mais exemplos destes.

Não sei se estas “feministas” têm noção que são este tipo de coisas que atrasam a luta das verdadeiras feministas (sim agora sem aspas!).  Que se, alguma das grandes mulheres que deram origem a este movimento, visse as causas que estão a defender simplesmente ria-se ou chorava de tamanha desilusão. Quer dizer elas lutaram para podermos votar, para deixarmos de ser propriedades dos maridos, para não termos casamentos arranjados, para podermos usar contracetivos, e vocês estão preocupadas se o gel de banho é cor de rosa ou amarelo? Usem essa indignação e ajudem na verdadeira mudança de mentalidades que, começa, por não se criticarem umas às outras, não se preocuparem o que cada uma faz com o próprio corpo, desde que seja por escolha própria, lutem pelo abolimento das desigualdades salariais, pelo acesso ao mesmo tipo de oportunidades, para que, caso engravidem, não fiquem com medo de perder o emprego, para que não olhem para uma mulher violada como culpada “ela vinha vestida de forma provocadora é porque estava a pedir”.

Unam-se e lutem pelo que vale a pena, porque até lá, enquanto andarem a desperdiçar energia com o que é supérfluo, as coisas vão ser bem difíceis de mudar para quem quer, realmente fazer a diferença!
 
A famosa imagem chocante

O texto ficou um pouco grande mas, este tipo de atitudes irritam-me profundamente. E acho que, todos, devíamos pensar um pouco quais são as causas, realmente, importantes antes de perdermos tempo e energia em coisas banais.

imagens - pinterest e theatlantic

5 comentários on "O falso feminismo"
  1. Uau nem tinha ouvido falar da campanha da dove, muito menos do drama em torno da cor da embalagem! Que parvoíce meu deus. Chega a ser cómico, mas triste ao mesmo tempo!
    Beijinhos, The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway

    ResponderEliminar
  2. Esta polémica toda da Dove é tão absurda. Porque a imagem da Dove não é branca nem nada!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  3. infelizmente tudo vira tão problematico hoje em dia! Uma pena que ajam assim, nao sabia dessa nova forma de frasco da Dove, adorei! Q vejam as coisas positivas

    ResponderEliminar
  4. Definitivamente o feminismo é bastante mal interpretado e não se é diferenciado o que é a causa e quem são as extremistas.
    Mulheres no Oriente Médio são mortas por saírem de casa sem véu e as mulheres ocidentais acham que o feminismo é perda de tempo, me poupe!
    Me indigno com essas coisas como você e sinto que o mundo precisa mais do que nunca de abrir a mente e parar de achar que feminismo é desnecessário.
    É necessário e urgente. E claro, da maneira correta.

    ResponderEliminar
  5. A problematização exagerada de tudo é altamente prejudical a qualquer movimento. Também fico indignada com algumas coisas!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderEliminar

Auto Post Signature

Auto Post  Signature